Sejam muito bem-vindos

É um prazer recebê-los aqui no meu blog.

Por aqui, vocês irão encontrar informações das mais variadas categorias.

Fiquem à vontade e, se possível, deixem comentários.

Pax et Bonum. (Paz e bem)

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Mikhail Gorbachev

Desculpem-me pela minha frequência por aqui.

Hoje, vou falar um pouco, bem pouco, de um presidente russo que marcou a história do mundo: Mikhail Gorbachev (ou Gorbachov).
Mas afinal, o que ele fez para ser tão conhecido no mundo todo? Aí vai a resposta:


Fim da Guerra Mundial:

Após a Segunda Guerra Mundial, o mundo foi dividido em dois: os EUA (Estados Unidos da América) dominaram o capitalismo como ordem econômica. A maior parte dos países ocidentais, também eram capitalistas. Na América toda, somente Cuba não era.
Na Ásia e no leste europeu, começou a surfir uma outra forma de governo, encabeçada pelos russos, chamada Socialismo. O socialismo, de pouco em pouco, foi ganhando novos horizontes com o passar do tempo, até que, em dezembro de 1922 (enquanto, aqui no Brasil, celebrávamos o Centenário da Independência), foi criada a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), conhecida, também, por União Soviética, enquanto Stálin ainda estava no poder. O socialismo uniu vários países ao redor da Rússia, como Estônia, Letônia, Lituânia, Ucrânia, entre outos. Os soviéticos chegaram a dominar até a Alemanha, porém, aí os Capitalistas já haviam chegado também. Por isso, com duas frentes de pensamento distintas em conflito disputando por um mesmo território, foi construído, em 1961, um grande muro que dividia a Alemanha de Norte a Sul, conhecido até hoje por "Muro de Berlim".

A Queda do Muro:

Vinte e oito anos depois de construído, em 1989, o muro foi destruído. No governo do nosso amigo Mikhail Gorbachev (a partir de 1990), a União Soviética acabou perdendo a guerra que ficou conhecida como "Guerra Fria" (deu-se este nome, porque, apesar de ter sido uma guerra, ela nunca aconteceu em campos de batalha, como uma guerra costuma ser, ela foi mais uma guerra diplomática, onde governantes ameaçavam os adversários, inclusive com armamento nuclear, mas nunca atacaram). Gorbachev, após a queda da URSS, estabeleceu seu governo e fez duas aberturas: uma econômica e outra política, que ficaram conhecidas, respectivamente por "Perestroika" e "Glasnost".

Aqui se abre um parêntese.

É de extrema importância que se gaurde esses três nomes: Gorbachev, Perestroika e Glasnost.
Mas por quê?
A resposta: é questão de vestibular e de outros tipos de concurso a que se faz. Se você conseguir associar que Mikhail Gorbachev foi o presidente russo no fim da Guerra Fria e que, quando ele estabeleceu seu governo fez duas aberturas (Perestroika e Glasnost), já é um bom começo. Mas, e para associar qual é a abertura política e qual é a abertura econômica? Pode crer, isso confunde mesmo, mas aqui vai um macete para que você não se esqueça: associe as duas palavras (no russo e no português) pelo tamanho: as maiores ("perestroika" e "econômica") e as menores ("glasnost" e "política"), assim você se lembra facilmente qual se relaciona com qual.
Aqui se fecha o parêntese.

O governo de Gorbachev caracterizou-se por ser Comunista e, em 1991, ele renunciou ao cargo, dando fim à República Soviética.